Tesla Owners Online Forum banner
21 - 40 of 153 Posts
Discussion starter · #22 · (Edited)
No que diz respeito às versões 12.x, usei 12.3.6, 12.5.4.2, 12.6.1 e 12.6.3.

12.6.1 foi de longe o melhor.

Acabei de fazer minha segunda viagem com 12.6.3. Ele dirigiu a 50 mph em uma zona de 55-60 MPH, depois 82 em uma de 75 e continuou variando. A direção tem uma sensação nervosa - muitas micro correções na rodovia tentando manter o veículo centralizado na faixa. Fez algumas curvas não naturais. Definitivamente pior do que 12.6.1 para mim. Ainda não tão ruim quanto 12.5.4.2, no entanto - aquelas frenagens bruscas frequentes para luzes verdes e partidas de coelho foram brutais. :)

Após uma atualização de software, é necessária ou é feita alguma "calibração"? (A dinâmica do veículo é um pouco diferente em um carro com rodas de 18 polegadas versus 19 polegadas, por exemplo). Pergunto porque a primeira viagem com a versão mais recente foi estranha. O carro estava andando NA linha dupla amarela em curvas fechadas, as estradas sinuosas até Los Alamos pareciam muito instáveis, etc. Era muito parecido comigo quando entro em um carro que nunca dirigi antes e tenho que me acostumar com a direção, a embreagem, etc. Mas muito disso já se foi e o carro parece se comportar mais ou menos como antes. (Até agora, eu gosto muito desta última versão, algumas falhas comuns do FSD foram superadas com louvor.)

@tencate, eu experimentei algo semelhante. Primeiro conduzi o meu Model 3 de 2018 com FSD 12.6.3 no fim de semana passado e, como relatei acima, ele tinha uma forte tendência para a esquerda e, por vezes, passava por cima da linha. Conduzi-o ontem e estava muito melhor, mas não perfeito. Recalibrei as câmaras, embora eu entenda que não deveríamos precisar fazer isso após uma atualização de software. Não posso dizer que tenha ajudado, mas também não prejudicou.

Curiosamente, acabei de receber o FSD 12.6.3 no meu Model X de 2017 e no meu primeiro test drive não tive problemas com o centralização na faixa. Mas não tinha a suavidade - ainda fazendo micro hesitações e algumas curvas de 90 graus eram horríveis.

• Like
Reactions: twig
Neste fim de semana, recebi o FSD v12.6.3 (2024.45.32.10) no meu modelo 3 HW3. Veio do FSD v12.5.4.2. Esta é a sua primeira implementação dos perfis Chill/Standard/Hurry e dos diferentes controlos de velocidade do utilizador desde que o v12 foi lançado. Tenho estas opções no meu carro HW4 há mais de 3 meses e estava muito ansioso para vê-las na sua manifestação HW3.

Fiz um teste de 50 milhas esta tarde com o v12.6.3 e, em seguida, dei a volta e fiz o mesmo percurso no meu modelo S HW4 (v13.2.6, também 2024.45.32.10). Com ambos os carros, usei o perfil Standard e a velocidade máxima definida para +10% acima do limite de velocidade. O percurso incluiu autoestrada de acesso limitado, autoestrada dividida com semáforos e estradas rurais de 2 faixas.

A versão tldr é que concordo com muito do que está a ser relatado, que o v12.6 é um grande passo em frente para o HW3. Não surpreendentemente, não está à altura do calibre do HW4 v13.2.6.

A melhor coisa é a suavidade da condução. Tanto na estrada principal como nas curvas, as solavancos e as micro hesitações desapareceram. A aceleração e a paragem são suaves e cronometradas de forma semelhante à forma como conduzo. Sem paragens de última hora que apertam os dentes nos semáforos. Sem pausas nos semáforos verdes. A condução principal e a suavidade são muito semelhantes ao HW4.

A pior coisa é que o carro nunca se centrou na faixa. Tinha uma forte tendência para a esquerda em secções retas e para o interior das curvas. Passou por cima das linhas várias vezes. Estes não são problemas na versão atual do HW4.
View attachment 56816

Eu gosto das configurações de controlo de velocidade e da capacidade de alterar a velocidade máxima com a roda de rolagem. Acho que é uma grande melhoria em relação à seleção automática/manual do v12 anterior. Mas ainda existem muitos problemas com a implementação.
  • O perfil Chill/Standard/Hurry só é exibido numa autoestrada de acesso limitado. Quando o perfil não é exibido, não pode ser alterado com a roda de rolagem direita. No HW4, é sempre exibido e pode sempre alterar a configuração do perfil com a roda de rolagem.
  • Numa autoestrada de acesso limitado, a velocidade máxima é sempre exibida, mesmo que esteja abaixo da velocidade máxima. Em todas as outras estradas, a velocidade máxima só é exibida se estiver a ir à velocidade máxima. Pode ver brevemente a configuração da velocidade máxima rolando a roda direita para cima ou para baixo. O HW4 é o mesmo.
  • Às vezes, a configuração da velocidade máxima funciona como esperado, no meu caso, 10% acima do limite de velocidade. Há vezes, no entanto, que ignora totalmente a sua configuração. Um exemplo é numa autoestrada local de 4 faixas, com um limite de velocidade de 45 mph, o carro estava a ir a mais de 60 mph. Verifiquei a configuração da velocidade máxima e era de 65 mph. Esta é uma secção de estrada onde o tráfego normalmente excede 60 mph. Na verdade, estou bem com o que o FSD estava a fazer neste caso particular, mas isso faz-me hesitar que estivesse a ir significativamente acima das minhas configurações. Este comportamento é o mesmo que a versão atual do HW4.
  • Posso rolar a velocidade máxima para baixo e o carro respondeu rapidamente em todos os meus testes. O mesmo para o HW4.
  • Se estiver na velocidade máxima e rolar a velocidade máxima para cima, o carro não responde necessariamente. Praticamente o mesmo no HW4.
Algumas outras coisas diversas.
  • Não houve mudanças de faixa aleatórias e inapropriadas. Na verdade, errou no sentido de permanecer na faixa mais lenta, fazendo-me verificar novamente se estava em Standard, não em Chill. O Standard HW4 é um pouco mais agressivo (mas ainda apropriado) com as suas escolhas de mudança de faixa.
  • Pude desligar os limpa-vidros automáticos enquanto estava no FSD. Fiz isso depois de uma única limpeza a seco. Este não é um dos meus problemas de estimação, por isso não sei se talvez implementaram esta capacidade há algum tempo.
  • Uma vez, entrou na faixa de viragem à esquerda quando precisava de entrar na faixa de viragem à direita. Este tem sido um problema esporádico com várias versões do FSD, tentando virar na direção oposta ao que a navegação mostra. Não sei se teria repetido isto na mesma interseção. O teste de condução HW4 acertou.
  • Tentou virar à direita num sinal vermelho num local SEM VIRAR À DIREITA. O HW4 cometeu o mesmo erro.
  • Definiu a velocidade máxima para 42 mph numa estrada rural que mostrava o limite de velocidade como 25 mph. Não vi nenhum sinal e duvido que 25 mph fosse o limite correto. Achei que 42 mph era uma velocidade máxima aceitável, mas observe a discrepância se a estrada fosse realmente de 25 mph. O HW4 foi o mesmo.
  • Fez algumas guinadas excessivamente dramáticas em estradas rurais. Uma foi para evitar uma grande poça que estava realmente fora da estrada, e outra foi um membro fora da estrada (pelo menos essa é a minha teoria para a guinada). O HW4 não fez estas coisas, ignorando apropriadamente as coisas que devem ser ignoradas.
Experimentei ontem e notei que continua a andar na linha amarela em curvas cegas na minha viagem habitual de duas faixas. Divertido para brincar ocasionalmente, mas para mim esta é uma falha fatal contínua - e tem sido por muito tempo.

Desde a atualização FSD mais recente (edição do moderador: M3LR Update 12.6.3), o visor de velocidade definida desapareceu em estradas não interestaduais. Mais alguém passou por isso? Tem sido um problema de longa data que a roda de rolagem direita não funciona para ajustar a velocidade para cima ou para baixo nessas estradas, mas o visor de velocidade definida era visível. Agora, ele se foi.

A exibição da velocidade definida desapareceu em estradas não interestaduais. Mais alguém está a ter esta experiência?
Sim...
Numa autoestrada de acesso limitado, a velocidade máxima é sempre exibida, mesmo que esteja abaixo da velocidade máxima. Em todas as outras estradas, a velocidade máxima só é exibida se estiver a andar na velocidade máxima. Pode ver brevemente a definição de velocidade máxima, deslocando a roda direita para cima ou para baixo.
Tem sido um problema de longa data que a roda de rolagem direita não funciona para ajustar a velocidade para cima ou para baixo nestas estradas
Antes do HW3 FSD 12.6.*, isso era verdade. Agora, com estas versões mais recentes, pode ajustar a velocidade máxima para cima ou para baixo com a roda de rolagem direita em todas as estradas. Pode ou não respeitar a sua configuração. :cautious: Na verdade, tenho verificado que na maioria das vezes respeita o meu máximo, mas nem sempre.

Ainda há uma esquina perto de mim em que não confio, então eu sempre desligo lá e não conto contra o FSD. Um dia, quando não estiver ocupado, vou deixar tentar isso.
Desde então, tentei esta esquina 3 vezes. A esquina é uma interseção em T e é cega por trás da faixa de pedestres. A maneira correta é parar atrás da faixa de pedestres e depois rastejar até que você possa ver as duas direções. Preciso virar à esquerda. Há espaço para carros virando à direita entrarem no lado direito dos carros virando à esquerda e virarem à direita quando estiver livre. Na primeira vez, sem carros atrás de mim ou virando à direita, o carro estava impecável. Na segunda vez, o carro de alguma forma ficou impaciente e decidiu ir quando o carro vinha da direita. Tive que pisar nos freios para não causar um acidente. Na terceira vez, o carro veio ao meu lado e virou à direita. Depois que terminou, meu carro decidiu ir, exceto que carros vinham de ambas as direções. Tive que frear para evitar um acidente. Não vou tentar esta esquina novamente nesta versão.

FSD 12.6.3 Problema sério com o centralizador de faixa e desvio.
Tesla 2018 Model S Software 2024.45.32.10 FSD 12.6.3 HW 3.0
Atualização do sistema de infoentretenimento com CPU Intel

Problema de centralização de faixa. Agora justificado à esquerda
11 de fevereiro de 2025 Saudações de St Louis,
Image
Image
MO, EUA. Minha esposa e eu temos dois (dele e dela) Model S 2018. Recentemente, ambos os carros foram atualizados para FSD 12.6.3
Iniciei a calibração da câmera várias vezes em ambos os carros. Não faz diferença. Ambos observamos os seguintes problemas:

1) O centralizador de faixa sumiu. Agora está justificado à esquerda na maioria das vezes. Fotos anexadas. Rodovia 270, 10h56, tráfego leve, tela de visualização e para-brisa mostrando a justificação à esquerda. Esta foto é leve. Houve muitas vezes em que o carro estava ainda mais para o lado esquerdo. Até cruzou para a faixa esquerda. A quantidade de linhas pintadas parece ter um efeito. Se houver linhas duplas pintadas, ele coloca o carro ainda mais para a esquerda. À noite, em estradas de duas faixas (uma faixa para cada direção) com linhas amarelas duplas, ele coloca a carroceria do carro bem na 2ª linha à esquerda. Tive que desengatar várias vezes para evitar colisão com o carro vindo em minha direção na outra faixa. Às vezes, em uma pequena minoria das vezes, o centralizador de faixa estará bom. Não tenho certeza do porquê.

2) Viradas à direita fantasmas. Em tráfego leve na rodovia, ocasionalmente, sem motivo, a seta pisca e o carro começa a mudar de faixa e depois volta. Algumas vezes o carro desviou sem motivo.

3) Quando o piloto automático está definido para visualização em tela cheia, o limite de velocidade FSD não é mais exibido. Quando desativado, o limite de velocidade FSD (e agora o modo chill vs padrão) é exibido, mas desaparece aleatoriamente. Acho que é uma péssima ideia não mostrar o limite máximo de velocidade permitido do FSD.

A versão anterior do FSD não fez nada disso. Estou me perguntando se essa justificação à esquerda está apenas acontecendo com os Model S legados?
Está acontecendo com os carros model x ou 3 também?

Dan
Engenheiro de Software C/C++
St louis, MO, EUA

A versão anterior do FSD não fazia nada disso. Estou me perguntando se este alinhamento à esquerda está acontecendo apenas no modelo S legado?
Está acontecendo também nos carros modelo X ou 3?
Sim, outros, incluindo eu, relataram o mesmo problema de centralização, acima. Acho pior no meu Model 3 de 2018 do que no meu Model X de 2017.

Desde que me lembro, a visualização em tela cheia no S/X legado removeu informações importantes no FSD. Então, não uso a visualização em tela cheia há algum tempo.

Precisamos de benchmarks de mi/kWh e tempo decorrido de pelo menos 20 milhas em:
  • Chill + City
  • Chill + Interstate
  • Standard + City
  • Standard + Interstate
  • Hurry + City
  • Hurry + Interstate
Tente incluir as condições climáticas e de trânsito, juntamente com qualquer outra coisa que possa impactar os resultados. A razão é para minhas futuras viagens de 1.200 milhas para testemunhar os lançamentos da Starship.

Normalmente, levo 24 horas para dirigir 1.200 milhas. Tenho que pagar pelo carregamento, então BARATO é bom. Mas aos 75 anos, RÁPIDO também é atraente. A Condução Totalmente Autônoma funciona BEM.

Bob Wilson

Fez dois testes de referência de 40 milhas, ida e volta, a 52-53 F, das 22h30 às 23h47:

• Chill - linha de base

• 40 minutos

• 256 Wh/mi

• 10 kWh

• Hurry - tempo 90% mais rápido, 10% mais kWh/mi

• 36 minutos (36/40 = 90% da linha de base)

• 281 Wh/mi (281/256 = 110% da linha de base)

• 11 kWh
Chill:
Image

Hurry:
Image

NOTAS:

• Os sinais de limite de velocidade são frequentemente lidos, mas ignorados para seguir os dados do mapa "desatualizados".

• "Hurry" parece responder ao tráfego que passa, aumentando a velocidade para o MAX. Quando o tráfego fica suficientemente à frente, ele volta para a velocidade de cruzeiro anterior.
Bob Wilson
Image

Ainda tem a mudança de faixa para uma faixa de junção final... irritação. A única coisa nova que encontrei:
Image

O mapa desatualizado, a zona de velocidade permanece, mas a correção 'coast through' continua a funcionar.

Bob Wilson
Image

Segundo: Devido a pavimento molhado ou outras circunstâncias, ele pode decidir viajar 10 mph abaixo do limite de velocidade. A propósito, ele é particularmente ruim em tomar essas decisões. Independentemente disso, de repente o tráfego está passando por você à esquerda e à direita! Costumava pelo menos tocar e avisá-lo que estava reduzindo a velocidade e para o que estava reduzindo. E, não, ele não acompanha o tráfego nessas circunstâncias.

No último ano, o FSD tem lidado com rotundas muito bem. No entanto, hoje entrou na rotunda no final de uma saída de autoestrada (indo rápido demais, na minha opinião) Estava na faixa interior, onde deveria estar. De repente, e MUITO violentamente, puxou-me para a faixa mais à direita e tentou (acho eu) forçar-me para uma faixa que estava a reentrar na autoestrada. Ao mesmo tempo, tocou a melodia "Assuma o Controlo Imediatamente". Acho que aquele pequeno som alegre tocou porque fui forçado a agarrar o volante e lutar com força contra o FSD, NÃO porque percebeu que não sabia o que estava a fazer.

Então, cuidado com as rotundas!

A propósito, por que a melodia/exibição "Assuma o Controlo Imediatamente" é iniciada porque você JÁ assumiu o controlo da direção. Tem feito isso nas últimas 3, provavelmente muitas mais atualizações. Isso não faz sentido, exceto, eu acho, que às vezes a quantidade de força para assumir o controlo da direção pode ser muito baixa em muitos casos, e talvez o FSD queira ter a certeza de que você está a falar a sério. Ainda assim, outra exibição/som pode ser mais apropriado.

O FSD 12.6.3 está a conduzir demasiado perto da linha da faixa da esquerda quando se conduz na faixa do meio ou da direita. Acho que está cerca de 2 pés mais perto dessas linhas do que nas versões anteriores. Não acho que esteja a derivar (a julgar por outros Teslas à minha frente), mas está muito perto (6 polegadas a um pé). No mínimo, isto está a deixar-me super desconfortável a confiar no FSD. Isto parece particularmente pronunciado numa estrada com curva para a esquerda.

Discussion starter · #37 ·
Eu ODEIO o fato de que 12.6.3 removeu a exibição de velocidade máxima grande e a colocou em uma fonte minúscula, difícil de ler que nem é exibida o tempo todo!
EU TAMBÉM. A HMI da Tesla não é amigável para olhos com mais de 40 anos - mesmo com a opção "texto maior" selecionada. E esta exibição de velocidade máxima azul sobre branco é particularmente difícil de impossível de ler.

Aqui está o FSD, beco sem saída, incursão na faixa de junção:
Existia em versões anteriores com um comportamento mais emocionante se houvesse uma parede de concreto no lado do passageiro.

SOLUÇÃO ALTERNATIVA:

Use a seta para abortar a incursão e retornar à faixa de rota correta.

Bob Wilson

p.s. Agora que descobri como a gravação da câmera do painel no pen drive funciona mal, poderei trazer mais desses.

Para quem está se perguntando, eu tenho um Model Y 2025 (versão antiga) e com a recente atualização de software notei que ele está dirigindo muito para a esquerda. Meu maior problema com o FSD onde estou é como ele lida com as faixas da direita que desaparecem. Ele frequentemente se fundirá em uma faixa que está prestes a desaparecer e então terá que se fundir de volta. Eu sei que isso é em parte porque eu o tenho no modo Chill, onde ele favorece essa faixa, mas ele realmente não deveria fazer a fusão logo antes que a faixa expire.

FSD 12.6.3 está a conduzir demasiado perto da linha da faixa esquerda quando está a conduzir na faixa do meio ou da direita. Acho que está cerca de 2 pés mais perto dessas linhas do que nas versões anteriores. Não acho que esteja a desviar-se (a julgar pela observação de outros Teslas à minha frente), mas está muito perto (6 polegadas a um pé). No mínimo, isto está a deixar-me super desconfortável a confiar no FSD. Isto parece particularmente pronunciado numa estrada que curva para a esquerda.
Tente recalibrar as suas câmaras. As últimas 2 atualizações exigiram isso para corrigir esta e muitas outras anomalias.

21 - 40 of 153 Posts