Neste fim de semana, recebi o FSD v12.6.3 (2024.45.32.10) no meu modelo 3 HW3. Veio do FSD v12.5.4.2. Esta é a sua primeira implementação dos perfis Chill/Standard/Hurry e dos diferentes controlos de velocidade do utilizador desde que o v12 foi lançado. Tenho estas opções no meu carro HW4 há mais de 3 meses e estava muito ansioso para vê-las na sua manifestação HW3.
Fiz um teste de 50 milhas esta tarde com o v12.6.3 e, em seguida, dei a volta e fiz o mesmo percurso no meu modelo S HW4 (v13.2.6, também 2024.45.32.10). Com ambos os carros, usei o perfil Standard e a velocidade máxima definida para +10% acima do limite de velocidade. O percurso incluiu autoestrada de acesso limitado, autoestrada dividida com semáforos e estradas rurais de 2 faixas.
A versão tldr é que concordo com muito do que está a ser relatado, que o v12.6 é um grande passo em frente para o HW3. Não surpreendentemente, não está à altura do calibre do HW4 v13.2.6.
A melhor coisa é a suavidade da condução. Tanto na estrada principal como nas curvas, as solavancos e as micro hesitações desapareceram. A aceleração e a paragem são suaves e cronometradas de forma semelhante à forma como conduzo. Sem paragens de última hora que apertam os dentes nos semáforos. Sem pausas nos semáforos verdes. A condução principal e a suavidade são muito semelhantes ao HW4.
A pior coisa é que o carro nunca se centrou na faixa. Tinha uma forte tendência para a esquerda em secções retas e para o interior das curvas. Passou por cima das linhas várias vezes. Estes não são problemas na versão atual do HW4.
View attachment 56816
Eu gosto das configurações de controlo de velocidade e da capacidade de alterar a velocidade máxima com a roda de rolagem. Acho que é uma grande melhoria em relação à seleção automática/manual do v12 anterior. Mas ainda existem muitos problemas com a implementação.
- O perfil Chill/Standard/Hurry só é exibido numa autoestrada de acesso limitado. Quando o perfil não é exibido, não pode ser alterado com a roda de rolagem direita. No HW4, é sempre exibido e pode sempre alterar a configuração do perfil com a roda de rolagem.
- Numa autoestrada de acesso limitado, a velocidade máxima é sempre exibida, mesmo que esteja abaixo da velocidade máxima. Em todas as outras estradas, a velocidade máxima só é exibida se estiver a ir à velocidade máxima. Pode ver brevemente a configuração da velocidade máxima rolando a roda direita para cima ou para baixo. O HW4 é o mesmo.
- Às vezes, a configuração da velocidade máxima funciona como esperado, no meu caso, 10% acima do limite de velocidade. Há vezes, no entanto, que ignora totalmente a sua configuração. Um exemplo é numa autoestrada local de 4 faixas, com um limite de velocidade de 45 mph, o carro estava a ir a mais de 60 mph. Verifiquei a configuração da velocidade máxima e era de 65 mph. Esta é uma secção de estrada onde o tráfego normalmente excede 60 mph. Na verdade, estou bem com o que o FSD estava a fazer neste caso particular, mas isso faz-me hesitar que estivesse a ir significativamente acima das minhas configurações. Este comportamento é o mesmo que a versão atual do HW4.
- Posso rolar a velocidade máxima para baixo e o carro respondeu rapidamente em todos os meus testes. O mesmo para o HW4.
- Se estiver na velocidade máxima e rolar a velocidade máxima para cima, o carro não responde necessariamente. Praticamente o mesmo no HW4.
Algumas outras coisas diversas.
- Não houve mudanças de faixa aleatórias e inapropriadas. Na verdade, errou no sentido de permanecer na faixa mais lenta, fazendo-me verificar novamente se estava em Standard, não em Chill. O Standard HW4 é um pouco mais agressivo (mas ainda apropriado) com as suas escolhas de mudança de faixa.
- Pude desligar os limpa-vidros automáticos enquanto estava no FSD. Fiz isso depois de uma única limpeza a seco. Este não é um dos meus problemas de estimação, por isso não sei se talvez implementaram esta capacidade há algum tempo.
- Uma vez, entrou na faixa de viragem à esquerda quando precisava de entrar na faixa de viragem à direita. Este tem sido um problema esporádico com várias versões do FSD, tentando virar na direção oposta ao que a navegação mostra. Não sei se teria repetido isto na mesma interseção. O teste de condução HW4 acertou.
- Tentou virar à direita num sinal vermelho num local SEM VIRAR À DIREITA. O HW4 cometeu o mesmo erro.
- Definiu a velocidade máxima para 42 mph numa estrada rural que mostrava o limite de velocidade como 25 mph. Não vi nenhum sinal e duvido que 25 mph fosse o limite correto. Achei que 42 mph era uma velocidade máxima aceitável, mas observe a discrepância se a estrada fosse realmente de 25 mph. O HW4 foi o mesmo.
- Fez algumas guinadas excessivamente dramáticas em estradas rurais. Uma foi para evitar uma grande poça que estava realmente fora da estrada, e outra foi um membro fora da estrada (pelo menos essa é a minha teoria para a guinada). O HW4 não fez estas coisas, ignorando apropriadamente as coisas que devem ser ignoradas.