Proprietários do Model 3 SR / SR+:
Modelos 3 SR+ mais recentes de 2020+ >>> O seu carro pode não vir com altifalantes na prateleira traseira, pelo que precisa de adicionar os altifalantes. Consulte o guia do utilizador jpsingh guia e a remoção da prateleira traseira.
Completei uma atualização do sistema de som do meu SR+. Seguindo as publicações anteriores e graças aos utilizadores @fstr, @_Travis_ , @Dfwatt, @Flashflooder, @LRonHoyabembe, @Ingineerix e muitos outros aqui, consegui fazê-lo sozinho.
Moderador: Por favor, não junte esta discussão. Gosto de criar esta discussão de instruções específica para a construção de carros SR / SR+ que tem uma cablagem diferente da construção premium, e uma discussão específica como esta para SR para facilitar a visibilidade e SR para partilhar ideias e não se confundir com a mistura de construção premium.
Notas de fundo do sistema de altifalantes SR+: Não é possível (com base na configuração do meu carro) que as futuras atualizações de software ativem os tweeters dos espelhos laterais e os altifalantes da prateleira traseira. Confirmei na minha instalação que esses altifalantes estão lá, mas a cablagem dos altifalantes não se conectava a nada. Também não há subwoofer.
Plano: Ligue e obtenha sinais do woofer da porta esquerda-direita para usar para o sinal do subwoofer aftermarket. Além disso, ligue e obtenha sinais dos altifalantes da porta traseira de 4" para obter sinal para os dois tweeters da porta e dois altifalantes da prateleira traseira. Nunca fiz uma atualização de som para um carro antes, mas a minha aversão ao som SR+ obrigou-me a fazer a atualização sozinho (também não confiei em oficinas de som de carros externas).
Basicamente, depois de feito, ele alimentará os dois tweeters perto das janelas das portas e alimentará dois altifalantes traseiros de 4" na parte traseira do carro e também adicionará um subwoofer que caberá na área inferior da bagageira.
Os quatro produtos principais que estou a usar são: Subwoofer Pioneer de 10" fino, amplificador Alpine KTP-445U (para alimentar os altifalantes extras que estão inativos agora), LC7i e amplificador Pioneer GMD8701
Eu poderia ter combinado os dois amplificadores e escolhido talvez um amplificador de 5 canais em vez de dois amplificadores, mas já trouxe.
----Atualização no subwoofer: Acho que o pioneer selado de 12" é muito potente para a minha audição de música (não rap/género hip hop). Considere um sub selado menor se gosta de música vocal/clássica. Até agora, estou a usar 10" e gosto, mas talvez até 8" pioneer selado também possa ser bom. Tive que virar o meu sub para cima porque causou muita distorção quando virado para baixo na área do sub-tronco. Portanto, se o seu sub soar terrível com muita vibração/distorção, tente colocá-lo em direções diferentes.
Direção:
Consulte esta publicação para encontrar o guia de instalação: primeira publicação. Estou a adicionar mais informações abaixo para explicar mais.
CABLAGEM/POLARIDADE: Como não consegui abrir a prateleira traseira para aceder à polaridade dos altifalantes, trouxe um dispositivo de teste de polaridade. Isso poupará muito tempo para não ter que abrir as portas para encontrar a coloração/polaridade dos altifalantes.
Altifalantes traseiros de 4": (Direita: Amarelo -, Cinzento +) (Esquerda: Branco -, Roxo +)
Altifalantes traseiros de 4": (condutor (esquerda) Preto -, Vermelho +) (Passageiro (direita) Azul +, Verde -)
Tweeters do espelho da porta: (Passageiro (direita): Vermelho -, Branco +) (condutor (esquerda): Roxo -, Preto +)
Woofer da porta: (condutor (esquerda): Azul -, Branco +) (Passageiro (direita): Laranja +, Preto -)
-Atenção: lembre-se de ligar o filtro de passagem alta do seu amplificador/adicionar bloqueador de graves ao ligar as ligações dos tweeters
Etapa de economia de tempo: Para obter o sinal dos altifalantes traseiros de 4" E/D, originalmente tive que abrir os pilares B (como mostrado na imagem abaixo) porque não fazia ideia de que cor eram. Mas agora, sabendo que cor são e sabendo que esses fios tinham que ir para a frente do carro, VOCÊ pode ligar esses fios para obter um sinal sem o incômodo de abrir os pilares B. Os fios serão colados e torcidos uns aos outros e são bastante finos.
A parte complicada: fazer uma ligação para ligar o tweeter da porta direita. Saberá o que quero dizer quando tentar. Na minha construção SR+ em março, o lado esquerdo tem cablagem extra a sair do conector de plástico branco, enquanto o tweeter direito não tem cablagem após o conector branco. O espaço à direita era apertado que acabei por emendar o fio do conector branco, pois não havia espaço dentro para usar um t-tap (uso um decapador de fios lá dentro, retiro-o usando uma tira de 18/20g e conecto um novo fio a ele). Além disso, lembre-se que o tweeter do espelho da porta do condutor esquerdo tem fios extras a sair após o conector branco, precisa cortar esses fios existentes, caso contrário, fará algum tipo de alimentação de volta para o amplificador de estoque (portanto, não toque em nada para este tweeter do lado do condutor, apenas ligação direta a este tweeter e amplificador).
---Atualização: @Vector usou um adaptador de tomada de PC neste tweeter do passageiro, então este método pode ser mais fácil para si, leia aqui
Remoção da guarnição da porta: para aceder à cablagem dos altifalantes da porta traseira, precisa remover a guarnição do painel B inferior. Precisa remover a frente e a parte traseira da guarnição antes de poder remover a guarnição do painel B do meio. A remoção deve ser sequencial assim: remova os bancos traseiros inferiores e o couro da porta lateral, remova a guarnição de plástico preta inferior (apenas puxe para cima), remova a guarnição preta perto do banco do condutor e, finalmente, remova a guarnição preta do pilar B puxando para longe a partir da parte inferior. Acabei de abrir a guarnição do painel B apenas o suficiente para aceder aos fios para o sinal. Atenção: há um feixe de fios que fica na guarnição da porta perto da frente, não tente emendar nenhum deles, pois tem um autocolante laranja que diz que tentar fazê-lo pode acionar o airbag. Consulte este esquema das guarnições das portas.
T-tap: O calibre do fio para os tweeters e altifalantes de 4" é fino (talvez 20 gauge), então o t-tap pode ou não funcionar. Eu t-tap vários fios, mas ao verificar, uma ligação de cobertura de plástico não cortou o t-tap para haver uma ligação. Acabei por emendar os fios para que estes garantissem que a ligação funciona. Pode ou não experimentar isto. Se não quiser cortar fios, também pode experimentar o conector posi-tap, que é mais caro. Não recomendo o conector t-tap normal.
Penthouse 12V+ para alimentar o amplificador: Um truque que descobri se tem medo de curto-circuitar o conector ao trabalhar, pode esperar até que o penthouse 12v+ esteja desligado. Deixe todas as portas e bagageiras abertas por algum tempo, depois de um tempo, ouvirá um grande estrondo perto do penthouse para indicar que o conector de alta tensão está desligado. Pode verificar se este penthouse de 12V está desligado tentando ajustar os bancos dianteiros (não se moverá), o ecrã está desligado e a iluminação da bagageira está desligada. Testei usando um multímetro no penthouse 12V nesta altura e não registou energia. Uso o mesmo parafuso no 12V+ tirando a tampa da cobertura de plástico vermelha e removendo o parafuso e colocando a ligação por baixo e aparafusando-o novamente.
12V+ Remoto em Como observado pelo utilizador primeiro, o 12V+ (também conhecido como VCLeft 12v) para fornecer o amplificador remoto em que o vídeo Ingineerix apontou tem um fio vermelho espesso ligado a ele no meu carro. Acredito que a construção de carros mais recente pode ter um fio vermelho ligado a este pino. Portanto, tudo o que precisa fazer é ligar a este para obter energia. Para a minha configuração (a sua pode variar), este acessório LCleft 12V+ alimenta o LC7i "12V power", então a linha "remote out" do LC7i alimenta o "remote in" do alpine, então o "remote out" do alpine alimenta o "remote in" do amplificador do subwoofer. O meu "remote in" do LC7i está vazio, pois tenho a configuração do jumper LC7i para GTO ligado (ver imagem).
Amplificador Alpine KTP: Se tiver problemas em descobrir qual configuração de cablagem funciona melhor, pode experimentar isto. Tenho os altifalantes das portas traseiras divididos em 4 canais (=8 fios) > vá para a entrada principal+ch1 do LC7i > a saída principal+ch1 do LC7i vai para a entrada alpine para a frente+traseira. Defina o jumper alpine para 4 canais e entrada de altifalante (não RCA).
LC7i: Se usar LC7i, deixe o GTO ligado como padrão (ver imagem). Além disso, este LC7i tem AccuBASS, que é muito útil para aumentar as frequências de baixa gama que são necessárias para o subwoofer.
Terminal de ligação à terra: SR+ tem uma cobertura de plástico preta onde o subwoofer estaria num premium. Uso o parafuso que segura esta peça de plástico perto da luz traseira direita como a minha cablagem de terra (-).
Amplificador: O Pioneer GMD8701 é uma linha de 2019 atualizada para amplificadores pioneer e vem com um bom controlo remoto de fios para graves. Li que certos amplificadores de alta potência podem causar o erro "não é possível manter a energia do veículo", mas este até agora não me deu nenhum erro. Se quiser ter a certeza ou se usar um amplificador grande, pode adicionar um relé a partir desta discussão. Não fiz o relé e já se passaram 3 meses com esta configuração e o carro não apresentou nenhum erro do sistema.
Guia do Sub Trunk: Pode passar todos os fios para o lado direito abaixo do forro da bagageira (consulte o vídeo abaixo para remoção da bagageira) e, a partir daí, use uma faca pequena para cortar um corte cruzado (+) no sub-tronco para que todos os fios passem. Faço este corte em vez de perfurar, pois mais tarde, se os fios forem removidos, o tecido do sub-tronco volta ao lugar como se não tivesse sido cortado antes. Nesta configuração, todos os amplificadores, lc7i e subwoofers estão escondidos na área do sub-tronco. Atenção: para evitar que o fundo líquido goteje nesta área e estrague o equipamento, certifique-se de ter um tapete de borracha para todas as condições climatéricas na parte superior ou coloque algo nesta área do sub-tronco para evitar que líquido acidentalmente entre.
Vídeos úteis:
Vídeo de acessórios Ingineerix 12V+ , remoção da guarnição de plástico da porta dianteira, remoção da porta traseira, forro de remoção da bagageira, e remoção do banco traseiro
Materiais usados: Fios de altifalantes de 100 pés, conector t-tap ou positap, kit de cablagem do subwoofer de 8 gauge ou kit de 4 gauge
Trabalho futuro para o som SR+: Os altifalantes superiores perto do pilar A não estão a funcionar agora. Posso tentar passar fios e alimentar os altifalantes em paralelo com os tweeters do espelho da porta.
--Atualização sobre estes altifalantes superiores do pilar A: Consegui fazê-lo dividindo a energia que vai para os tweeters do espelho. Pode ler aqui. Eu diria que isso adiciona uma ligeira melhoria moderada do som. Leia aqui
É tudo por agora. Por favor, partilhe as suas ideias, configuração e equipamento usado.
Modelos 3 SR+ mais recentes de 2020+ >>> O seu carro pode não vir com altifalantes na prateleira traseira, pelo que precisa de adicionar os altifalantes. Consulte o guia do utilizador jpsingh guia e a remoção da prateleira traseira.
Completei uma atualização do sistema de som do meu SR+. Seguindo as publicações anteriores e graças aos utilizadores @fstr, @_Travis_ , @Dfwatt, @Flashflooder, @LRonHoyabembe, @Ingineerix e muitos outros aqui, consegui fazê-lo sozinho.
Moderador: Por favor, não junte esta discussão. Gosto de criar esta discussão de instruções específica para a construção de carros SR / SR+ que tem uma cablagem diferente da construção premium, e uma discussão específica como esta para SR para facilitar a visibilidade e SR para partilhar ideias e não se confundir com a mistura de construção premium.
Notas de fundo do sistema de altifalantes SR+: Não é possível (com base na configuração do meu carro) que as futuras atualizações de software ativem os tweeters dos espelhos laterais e os altifalantes da prateleira traseira. Confirmei na minha instalação que esses altifalantes estão lá, mas a cablagem dos altifalantes não se conectava a nada. Também não há subwoofer.
Plano: Ligue e obtenha sinais do woofer da porta esquerda-direita para usar para o sinal do subwoofer aftermarket. Além disso, ligue e obtenha sinais dos altifalantes da porta traseira de 4" para obter sinal para os dois tweeters da porta e dois altifalantes da prateleira traseira. Nunca fiz uma atualização de som para um carro antes, mas a minha aversão ao som SR+ obrigou-me a fazer a atualização sozinho (também não confiei em oficinas de som de carros externas).
Basicamente, depois de feito, ele alimentará os dois tweeters perto das janelas das portas e alimentará dois altifalantes traseiros de 4" na parte traseira do carro e também adicionará um subwoofer que caberá na área inferior da bagageira.
Os quatro produtos principais que estou a usar são: Subwoofer Pioneer de 10" fino, amplificador Alpine KTP-445U (para alimentar os altifalantes extras que estão inativos agora), LC7i e amplificador Pioneer GMD8701
Eu poderia ter combinado os dois amplificadores e escolhido talvez um amplificador de 5 canais em vez de dois amplificadores, mas já trouxe.
----Atualização no subwoofer: Acho que o pioneer selado de 12" é muito potente para a minha audição de música (não rap/género hip hop). Considere um sub selado menor se gosta de música vocal/clássica. Até agora, estou a usar 10" e gosto, mas talvez até 8" pioneer selado também possa ser bom. Tive que virar o meu sub para cima porque causou muita distorção quando virado para baixo na área do sub-tronco. Portanto, se o seu sub soar terrível com muita vibração/distorção, tente colocá-lo em direções diferentes.
Direção:
Consulte esta publicação para encontrar o guia de instalação: primeira publicação. Estou a adicionar mais informações abaixo para explicar mais.
CABLAGEM/POLARIDADE: Como não consegui abrir a prateleira traseira para aceder à polaridade dos altifalantes, trouxe um dispositivo de teste de polaridade. Isso poupará muito tempo para não ter que abrir as portas para encontrar a coloração/polaridade dos altifalantes.
Altifalantes traseiros de 4": (Direita: Amarelo -, Cinzento +) (Esquerda: Branco -, Roxo +)
Altifalantes traseiros de 4": (condutor (esquerda) Preto -, Vermelho +) (Passageiro (direita) Azul +, Verde -)
Tweeters do espelho da porta: (Passageiro (direita): Vermelho -, Branco +) (condutor (esquerda): Roxo -, Preto +)
Woofer da porta: (condutor (esquerda): Azul -, Branco +) (Passageiro (direita): Laranja +, Preto -)
-Atenção: lembre-se de ligar o filtro de passagem alta do seu amplificador/adicionar bloqueador de graves ao ligar as ligações dos tweeters
Etapa de economia de tempo: Para obter o sinal dos altifalantes traseiros de 4" E/D, originalmente tive que abrir os pilares B (como mostrado na imagem abaixo) porque não fazia ideia de que cor eram. Mas agora, sabendo que cor são e sabendo que esses fios tinham que ir para a frente do carro, VOCÊ pode ligar esses fios para obter um sinal sem o incômodo de abrir os pilares B. Os fios serão colados e torcidos uns aos outros e são bastante finos.
A parte complicada: fazer uma ligação para ligar o tweeter da porta direita. Saberá o que quero dizer quando tentar. Na minha construção SR+ em março, o lado esquerdo tem cablagem extra a sair do conector de plástico branco, enquanto o tweeter direito não tem cablagem após o conector branco. O espaço à direita era apertado que acabei por emendar o fio do conector branco, pois não havia espaço dentro para usar um t-tap (uso um decapador de fios lá dentro, retiro-o usando uma tira de 18/20g e conecto um novo fio a ele). Além disso, lembre-se que o tweeter do espelho da porta do condutor esquerdo tem fios extras a sair após o conector branco, precisa cortar esses fios existentes, caso contrário, fará algum tipo de alimentação de volta para o amplificador de estoque (portanto, não toque em nada para este tweeter do lado do condutor, apenas ligação direta a este tweeter e amplificador).
---Atualização: @Vector usou um adaptador de tomada de PC neste tweeter do passageiro, então este método pode ser mais fácil para si, leia aqui
Remoção da guarnição da porta: para aceder à cablagem dos altifalantes da porta traseira, precisa remover a guarnição do painel B inferior. Precisa remover a frente e a parte traseira da guarnição antes de poder remover a guarnição do painel B do meio. A remoção deve ser sequencial assim: remova os bancos traseiros inferiores e o couro da porta lateral, remova a guarnição de plástico preta inferior (apenas puxe para cima), remova a guarnição preta perto do banco do condutor e, finalmente, remova a guarnição preta do pilar B puxando para longe a partir da parte inferior. Acabei de abrir a guarnição do painel B apenas o suficiente para aceder aos fios para o sinal. Atenção: há um feixe de fios que fica na guarnição da porta perto da frente, não tente emendar nenhum deles, pois tem um autocolante laranja que diz que tentar fazê-lo pode acionar o airbag. Consulte este esquema das guarnições das portas.
T-tap: O calibre do fio para os tweeters e altifalantes de 4" é fino (talvez 20 gauge), então o t-tap pode ou não funcionar. Eu t-tap vários fios, mas ao verificar, uma ligação de cobertura de plástico não cortou o t-tap para haver uma ligação. Acabei por emendar os fios para que estes garantissem que a ligação funciona. Pode ou não experimentar isto. Se não quiser cortar fios, também pode experimentar o conector posi-tap, que é mais caro. Não recomendo o conector t-tap normal.
Penthouse 12V+ para alimentar o amplificador: Um truque que descobri se tem medo de curto-circuitar o conector ao trabalhar, pode esperar até que o penthouse 12v+ esteja desligado. Deixe todas as portas e bagageiras abertas por algum tempo, depois de um tempo, ouvirá um grande estrondo perto do penthouse para indicar que o conector de alta tensão está desligado. Pode verificar se este penthouse de 12V está desligado tentando ajustar os bancos dianteiros (não se moverá), o ecrã está desligado e a iluminação da bagageira está desligada. Testei usando um multímetro no penthouse 12V nesta altura e não registou energia. Uso o mesmo parafuso no 12V+ tirando a tampa da cobertura de plástico vermelha e removendo o parafuso e colocando a ligação por baixo e aparafusando-o novamente.
12V+ Remoto em Como observado pelo utilizador primeiro, o 12V+ (também conhecido como VCLeft 12v) para fornecer o amplificador remoto em que o vídeo Ingineerix apontou tem um fio vermelho espesso ligado a ele no meu carro. Acredito que a construção de carros mais recente pode ter um fio vermelho ligado a este pino. Portanto, tudo o que precisa fazer é ligar a este para obter energia. Para a minha configuração (a sua pode variar), este acessório LCleft 12V+ alimenta o LC7i "12V power", então a linha "remote out" do LC7i alimenta o "remote in" do alpine, então o "remote out" do alpine alimenta o "remote in" do amplificador do subwoofer. O meu "remote in" do LC7i está vazio, pois tenho a configuração do jumper LC7i para GTO ligado (ver imagem).
Amplificador Alpine KTP: Se tiver problemas em descobrir qual configuração de cablagem funciona melhor, pode experimentar isto. Tenho os altifalantes das portas traseiras divididos em 4 canais (=8 fios) > vá para a entrada principal+ch1 do LC7i > a saída principal+ch1 do LC7i vai para a entrada alpine para a frente+traseira. Defina o jumper alpine para 4 canais e entrada de altifalante (não RCA).
LC7i: Se usar LC7i, deixe o GTO ligado como padrão (ver imagem). Além disso, este LC7i tem AccuBASS, que é muito útil para aumentar as frequências de baixa gama que são necessárias para o subwoofer.
Terminal de ligação à terra: SR+ tem uma cobertura de plástico preta onde o subwoofer estaria num premium. Uso o parafuso que segura esta peça de plástico perto da luz traseira direita como a minha cablagem de terra (-).
Amplificador: O Pioneer GMD8701 é uma linha de 2019 atualizada para amplificadores pioneer e vem com um bom controlo remoto de fios para graves. Li que certos amplificadores de alta potência podem causar o erro "não é possível manter a energia do veículo", mas este até agora não me deu nenhum erro. Se quiser ter a certeza ou se usar um amplificador grande, pode adicionar um relé a partir desta discussão. Não fiz o relé e já se passaram 3 meses com esta configuração e o carro não apresentou nenhum erro do sistema.
Guia do Sub Trunk: Pode passar todos os fios para o lado direito abaixo do forro da bagageira (consulte o vídeo abaixo para remoção da bagageira) e, a partir daí, use uma faca pequena para cortar um corte cruzado (+) no sub-tronco para que todos os fios passem. Faço este corte em vez de perfurar, pois mais tarde, se os fios forem removidos, o tecido do sub-tronco volta ao lugar como se não tivesse sido cortado antes. Nesta configuração, todos os amplificadores, lc7i e subwoofers estão escondidos na área do sub-tronco. Atenção: para evitar que o fundo líquido goteje nesta área e estrague o equipamento, certifique-se de ter um tapete de borracha para todas as condições climatéricas na parte superior ou coloque algo nesta área do sub-tronco para evitar que líquido acidentalmente entre.
Vídeos úteis:
Vídeo de acessórios Ingineerix 12V+ , remoção da guarnição de plástico da porta dianteira, remoção da porta traseira, forro de remoção da bagageira, e remoção do banco traseiro
Materiais usados: Fios de altifalantes de 100 pés, conector t-tap ou positap, kit de cablagem do subwoofer de 8 gauge ou kit de 4 gauge
Trabalho futuro para o som SR+: Os altifalantes superiores perto do pilar A não estão a funcionar agora. Posso tentar passar fios e alimentar os altifalantes em paralelo com os tweeters do espelho da porta.
--Atualização sobre estes altifalantes superiores do pilar A: Consegui fazê-lo dividindo a energia que vai para os tweeters do espelho. Pode ler aqui. Eu diria que isso adiciona uma ligeira melhoria moderada do som. Leia aqui
É tudo por agora. Por favor, partilhe as suas ideias, configuração e equipamento usado.