Tesla Owners Online Forum banner

Degradação da BATERIA LFP

39K views 111 replies 23 participants last post by  chicagobob123  
#1 ·
Meu Tesla 3 SR tem apenas 4 meses e 4000 milhas. Sua autonomia caiu de 273 milhas para 267 milhas com 100% de carga, ou seja, 2% em 4 meses. Isso é normal? Alguém já passou pelo mesmo problema?

#17 ·
4 meses atrás teria sido mais quente. Essa é provavelmente a principal razão para a queda nas milhas previstas.
Leve seu carro a 20% e deixe-o parado por algumas horas.. (Eu uso 6 horas) e depois carregue até 100%. Agora você deve ver o marcador de quilometragem subir novamente. Em seguida, redefina sua carga máxima para 75-90% (eu uso 85%).
Repita periodicamente para nivelar as células individuais da bateria.

#3 · (Edited)
O meu Tesla 3 SR tem apenas 4 meses e 4000 milhas. A sua autonomia caiu de 273 milhas para 267 milhas com 100% de carga, ou seja, 2% em 4 meses. Isto é normal?
Os Teslas LFP são mais recentes, por isso não há muita informação sobre a degradação real da bateria para eles.

Para os Teslas NCM, é normal que percam cerca de 5% no primeiro ano, depois 1% por ano, até um máximo de cerca de 10% de perda.

#4 ·
Às vezes é difícil ver em MILHAS, tente % disponível.. ainda vai para 100%?.. Não estou tentando ser trivial, mas às vezes ele realmente só mostrará 97% no que ele acha que é carga total. Nesse ponto, uma reinicialização do BMS pode ser necessária. Acho que apenas essa mudança em milhas é uma anomalia temporal neste ponto e uma descarga, carga total com carga lenta provavelmente o colocaria de volta em 275 quando ele acha que está 'cheio'.

#5 ·
Eu tive vários EVs, e quando olhava para as milhas estimadas restantes em comparação com a percentagem da bateria, elas sempre mostravam a estimativa com base na minha condução recente. Portanto, se eu estivesse a conduzir na autoestrada, mostraria, claro, muito menos milhas do que se as minhas viagens recentes fossem na cidade. Isso tornou a análise das milhas estimadas com 100% de carga sem sentido como uma pista para determinar a degradação da bateria, pois eu teria que conduzir exatamente de acordo com as estimativas da EPA por algum tempo antes de carregar para que fosse comparável à estimativa inicial quando nova. No entanto, depois de comprar o meu LFP M3, parece-me que não é assim que funciona com a Tesla, pelo menos quando carregado a 100%. Cada vez que o carrego a 100%, ele vai para uma estimativa de 272 milhas (e agora começou a ir para 271), o que seria quase impossível de acontecer, a menos que ignore os meus hábitos de condução recentes e, na verdade, redefina para a estimativa da EPA a 100%. Se for esse o caso, pode ser usado para ver a degradação, mas, por outro lado, seria menos útil para informações muito mais importantes, que são - quantas milhas realmente me restam. Obviamente, torna-se mais preciso à medida que o SOC diminui durante a condução, mas ainda permanece um mistério para mim como ele vai para a mesma quilometragem cada vez que está totalmente carregado.

#6 ·
...parece-me que não é assim que funciona com a Tesla, pelo menos quando carregada a 100%.
Isso está correto. Esse valor é o mesmo que a porcentagem, mas dimensionado para milhas classificadas pela EPA e levando em consideração qualquer degradação.

Se você deseja uma estimativa de alcance que leve em consideração o estilo de direção, o clima, a temperatura, etc., use a tela de Energia no carro.

#9 ·
A) normal
B) o visor mente
O meu Tesla 3 SR tem apenas 4 meses e 4000 milhas. A sua autonomia caiu de 273 milhas para 267 milhas com 100% de carga, ou seja, 2% em 4 meses. Isto é normal? Alguém já passou pelo mesmo?
Relaxe, não se preocupe com isso. É normal e o medidor mente.

Saia e faça algumas viagens longas, supere a ansiedade de autonomia.

Espere alguns meses e a sua autonomia aumentará significativamente à medida que voltar a aquecer. (Não, o medidor dirá a mesma coisa, novamente ele mente, mas faça uma viagem a 60 mph e você poderá chegar a 300 milhas!)

#13 ·
[QUOTE="Rub"Y", post: 361765, member: 48836]
Meu novo visor pequeno tem ambos lado a lado. % e alcance.
[/QUOTE]

Então, agora você precisa se preocupar continuamente com os dois e como eles não estão de acordo.

Eu gostaria que eles voltassem aos medidores analógicos 0, 1/4, 1/2, 3/4 e F. E talvez as luzes de aviso de 10-15%. Parece que isso acalmaria tantas pessoas.

E TUDO isso é porque tantas pessoas ainda não superaram a ansiedade de alcance. Eu dirijo EVs há cerca de 8 anos, no Tesla, as únicas coisas em que penso são "Estou cheio" e "Estou abaixo de 100 milhas"
E uma boa parte dessa preocupação é porque minha esposa e eu compartilhamos uma única tomada de 120V 15A para carregar. "Estou cheio" significa conectá-la. "Estou abaixo de 100 milhas" significa mais de 24 horas de carregamento necessário.

#15 ·
Embora levar o carro a 8% elimine um pouco a ansiedade de alcance, isso é brincadeira de criança.
  • Bem abaixo de 5% é quando as coisas começam a ficar apertadas.
  • Perceber que você não vai chegar à próxima estação de carregamento sem ir muito devagar, realmente começa a irritar.
  • E ir para um local onde você absolutamente precisa carregar no caminho em um carregador não confiável definitivamente começa um pouco de pânico.
8% está praticamente dentro dos meus parâmetros operacionais normais ao viajar.

Mas, por outro lado, nos meus velhos tempos de ICE, 3 vezes, sim, três vezes, fiquei sem gasolina, mas consegui entrar em um posto de gasolina, ao lado da bomba.

#16 ·
Tenho certeza que você pode entrar em contato com a Tesla, o que fiz há alguns anos, e eles podem ajudar. Eles podem te dizer se algo está errado. Eu recalibrei a bateria do meu modelo 3 de 5 anos duas vezes em 5 anos e ela tem dado mais alcance (o meu é LR). Para o meu, porém, eu esperaria alguma degradação por causa da idade, mas ele tem se mantido bem. Boa sorte.

#18 ·
O meu Tesla 3 SR tem apenas 4 meses e 4000 milhas. A sua autonomia caiu de 273 milhas para 267 milhas com 100% de carga, ou seja, 2% em 4 meses. Isto é normal? Alguém já passou pelo mesmo?
Você tem muita sorte de ter recebido as baterias de fosfato de ferro-lítio. Elas são leves e preferem ser carregadas a 100%. Elas operam com a corrente máxima até o final da carga, quando param repentinamente, mas devem ser facilmente previstas pela autonomia do veículo. Meu novo modelo Y Performance 2023 tem as baterias de íon de lítio. Eu meio que lamento não ter esperado pelas novas baterias. Considere-se sortudo.

#21 ·
Você tem muita sorte de ter conseguido as baterias de fosfato de ferro-lítio. Elas são leves e preferem ser carregadas a 100%. Elas operam com corrente máxima até o final da carga, quando caem repentinamente, mas isso deve ser facilmente previsto pela autonomia do veículo. Meu novo modelo Y performance 2023 tem as baterias de íon de lítio. Eu meio que lamento não ter esperado pelas novas baterias. Considere-se sortudo.
Elas não "preferem" ser carregadas a 100%. Elas apenas toleram isso melhor. Elas devem ser carregadas a 100% frequentemente para calibrar o BMS, mas, como qualquer bateria de lítio, é melhor mantê-las próximas à sua tensão nominal, que é de 20-80%. Elas não são ideais se ficarem em 100% por muito tempo.

#24 ·
As baterias não descarregam exatamente de forma uniforme e o mesmo pode ser verdade ao carregar. Descobri que a pressão dos pneus também pode alterar a autonomia. As condições meteorológicas também são uma variável na autonomia, como vento e chuva. Se algo estivesse errado, a Tesla notificaria você. A aerodinâmica é uma grande parte, então use também um bom produto de limpeza e cera, eu uso produtos Jay Leno. Não se preocupe, está tudo bem.

#25 ·
Se algo estivesse errado, a Tesla o notificaria
Esta parte da sua publicação pode ser um pouco enganosa. É improvável que a Tesla o contacte por iniciativa própria quando houver um problema. Mas você pode ter querido dizer que "seu Tesla" o notificará. E isso provavelmente é verdade.

#26 ·
Meu Tesla 3 SR tem apenas 4 meses e 4000 milhas. Sua autonomia caiu de 273 milhas para 267 milhas com 100% de carga, ou seja, 2% em 4 meses. Isso é normal? Alguém já passou pelo mesmo problema?
A minha é ainda pior que a sua. Recebi meu modelo 3 em 31/12/22 e usei o supercharger gratuito a 100% uma vez por semana. Vi uma degradação da bateria de 5 milhas (de 272 para 267) em 2 meses com 2000 milhas. Amigos sugeriram definir apenas 80%, vou tentar.

#33 ·
Bem, há informações em muitos lugares de que carregar a 100% certamente não é bom ou desejável, mesmo para baterias LFP, e que a Tesla só recomenda isso para que o BMS seja calibrado com mais frequência. Ninguém vai processá-los se a bateria degradar um pouco mais rápido do que teoricamente poderia se eles não carregassem a 100% toda semana, mas eles podem ter um bom caso se ela calcular mal e deixá-los parados na estrada quando disseram que deveriam ter 10% de carga restante. Quando eu e outros tentamos levantar esse ponto, eles citam o manual do usuário.

Novamente: carregue LFP como uma bateria normal para 70-80% normalmente, depois de tempos em tempos para 100% para calibrar pouco antes de uma viagem mais longa.

#34 ·
carregar LFP como uma bateria normal para 70-80% normalmente,
não é o oposto do que a Tesla recomenda?

Se o seu veículo estiver equipado com uma bateria LFP, a Tesla recomenda que mantenha o seu limite de carga definido para 100%, mesmo para uso diário, e que também carregue totalmente para 100% pelo menos uma vez por semana.

#38 ·
Desculpe se meu comentário pareceu "sarcástico", mas achei engraçado que na frase anterior à citada eu disse que alguém provavelmente responderia dessa forma, e foi o que aconteceu. Também assumi que as pessoas que participam de uma discussão leem todo o tópico, onde já coloquei o link. De qualquer forma, peço desculpas, só estou tentando ser útil.

A propósito, recentemente fiz uma viagem de leitura MUITO longa no meu M3 RWD e carreguei para 70-80-90% até 10 vezes seguidas, e nunca experimentei nenhum "salto" na porcentagem exibida, então a necessidade de calibração pode não ser tão grande quanto pensamos.

#39 ·
#51 ·
Meu carro chega em menos de uma semana, então estou tentando reunir informações sobre as melhores práticas. A regra dos 80% está ok para mim. A uma vez por semana a 100% também está ok. Só estou tentando escolher o melhor plano, pois planejo várias viagens durante o verão. Em suma, estou feliz por ter me juntado e ouvido tudo isso antes de conectá-lo todos os dias para carga máxima. Meu plano atual é 100% a cada duas semanas e no máximo 80% no resto do tempo.

#91 ·
Meu carro está a menos de uma semana de chegar, então estou tentando reunir informações sobre as melhores práticas. A regra dos 80% está ok para mim. A uma vez por semana a 100% também está ok. Apenas tentando escolher o melhor plano, pois planejo várias viagens durante o verão. Em suma, estou feliz por ter me juntado e ouvido tudo isso antes de conectá-lo todos os dias para carga máxima. Meu plano atual é 100% a cada duas semanas e no máximo 80% no resto do tempo.
Chicagobob123, estou fazendo o mesmo com meu Model 3 LFP 2023. Mantenha-nos informados sobre a degradação com seu plano de carregamento... Estou muito interessado em saber como vai! Até agora, estou perdendo um quilômetro de alcance por mês em cinco meses, quando meu carro era novo, como eu disse antes. Obrigado por postar!

#64 ·
Aqui está o que eu tenho até agora. Kyle Conner disse que carregar para 100% deve ser OK, mas ele não tem certeza se fazê-lo o tempo todo é OK. Então, mesmo ele não tinha certeza, e ele tem todas as conexões. Acabei de falar com o representante da Tesla sobre o meu novo 3 chegando e perguntei sobre carregar para 100%. Eles disseram que sim, tudo bem. Eu disse que há controvérsia sobre isso, você tem certeza? Ela disse que eles recebem essa pergunta o tempo todo e 100% é OK. Como tudo nos primeiros dias, é claro como lama. Este é o vídeo com Kyle Conner pedindo uma resposta sobre o carregamento da bateria LFP
aqui Kyle

#71 ·
#68 ·
Parece que sábado é o dia em que vou levar este carro para casa. Vou tirar algumas fotos. Alguém usa o adaptador CCS com o carro? Levará cerca de um mês para alguém instalar o nível 2 em casa.
O adaptador CCS funciona muito bem... se você conseguir encontrar uma fonte de energia confiável. A menos que você dirija distâncias incomumente longas diariamente, um conector móvel e um plugue de 115a serão suficientes.

#72 ·
Aqui está o comentário de alguém sobre o vídeo sobre watts mais limpos. Faz muito sentido.
A parte plana da curva é provavelmente mais plana do que o mostrado em seu gráfico. Não é possível equilibrar as células individuais nesta parte da curva de descarga porque ela é tão plana, praticamente horizontal. Consequentemente, com lfp, ele só é equilibrado em tensões mais altas na parte íngreme da curva de carga (cerca de 3,4 a 3,6 V por célula). Se você não carregar totalmente regularmente, as células ficarão desequilibradas. Então, quando a bateria é descarregada, um grupo individual de células pode cair abaixo da tensão mínima da célula e o sistema de gerenciamento da bateria desligará a bateria para proteger as células de danos adicionais, embora a tensão total da bateria tenha sugerido que a carga está disponível.

#73 ·
Aqui está um comentário de alguém sobre o vídeo do watt mais limpo. Faz muito sentido.
A parte plana da curva é provavelmente mais plana do que o mostrado em seu gráfico. Não é possível equilibrar as células individuais nesta parte da curva de descarga porque ela é tão plana, praticamente horizontal. Consequentemente, com lfp, ele só é equilibrado em tensões mais altas na parte íngreme da curva de carga (cerca de 3,4 a 3,6v por célula) Se você não carregar totalmente regularmente, as células ficarão desequilibradas. Então, quando a bateria é descarregada, um grupo individual de células pode cair abaixo da tensão mínima da célula e o sistema de gerenciamento da bateria desligará a bateria para proteger as células de danos maiores, embora a tensão total da bateria tenha sugerido que a carga está disponível.
Muito boa explicação de por que o LFP deve ser carregado regularmente a 100% para calibrar o BMS (junto com a correção da imprecisão introduzida pelo efeito memória de carregadores pequenos). Eu só quero enfatizar que ninguém contesta isso, e que isso não significa que ele deve ser deixado em 100% ou que a carga total é boa/desejável para a bateria.

#76 ·
Comprei o meu LFP Model 3 RWD no final de dezembro de 2022. Estou a sentir esse tipo de degradação também... começou em 272 e agora para de carregar a 100%, o que parece ser 269 depois de basicamente três meses de posse! Vi o canal do YouTube CleanerWatt que é comum as baterias LFP degradarem mais rápido do que as NCM, pelo menos com a informação disponível até agora. Inscrevi-me no Recurrent para obter relatórios gratuitos sobre a saúde da bateria disponíveis uma vez por mês. Inscrevi-me há alguns dias, quando escrevo isto, por isso estou muito curioso para saber o que eles vão dizer...

#77 ·
Comprei o meu LFP Model 3 RWD no final de dezembro de 2022. Estou a sentir esse tipo de degradação também... começou em 272 e agora para de carregar a 100%, o que parece ser 269 depois de basicamente três meses de posse! Vi o canal do YouTube CleanerWatt que é comum as baterias LFP degradarem mais rápido do que as NCM, pelo menos com a informação disponível até agora.

Inscrevi-me no Recurrent para obter relatórios gratuitos sobre a saúde da bateria disponíveis uma vez por mês. Inscrevi-me há alguns dias, ao escrever isto, por isso estou muito curioso para saber o que eles vão dizer...
Eu publiquei isto antes, mas deixe-me repetir o meu caso: comprei o M3 LFP no início de dezembro de 22, carreguei principalmente em casa nos primeiros 2000 milhas, depois fiz uma longa viagem com todos os carregamentos rápidos e agora tenho 7500. Eu carrego a 100% de vez em quando, mas nunca o deixo assim por mais de algumas horas. A minha bateria cheia lê agora 270.

#89 ·
Eu tenho exatamente o mesmo; 4000 milhas, caiu de 273 para 267 em quatro meses, uma queda de 2%. Perdendo uma milha por mês de alcance. O único consolo é que, se continuar a degradar nesse ritmo, nos qualificaremos para uma substituição da bateria após 8 anos. Estou pensando que, assim que cair abaixo da garantia de 70%, vou verificar se consigo uma bateria nova... quero dizer, não custa tentar.

#90 ·
Eu tenho exatamente o mesmo; 4.000 milhas, caiu de 273 para 267 em quatro meses, uma queda de 2%. Perdendo uma milha por mês de alcance. O único consolo é que, se continuar a degradar nesse ritmo, nos qualificaremos para uma substituição de bateria após 8 anos. Estou pensando que, assim que cair abaixo da garantia de 70%, vou verificar se consigo uma bateria nova... quero dizer, não custa tentar.
Estou pensando que você tem um pacote LFP que perde um pouco de alcance e depois não